Natura Ekos
Viva sua natureza.
Os produtos da linha Natura Ekos unem a tradição popular ao uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira, despertando a consciência de que somos parte de uma só natureza e do quanto somos responsáveis por tudo aquilo que nos cerca. A linha Natura Ekos busca preservar e difundir nosso patrimônio ambiental, cultural e social, criando riquezas para todos. Imersos nos prazeres das águas e no despertar dos toques de cada banho, os produtos Natura Ekos, com extratos vegetais, óleos essenciais, cores da terra, texturas e fragrâncias da natureza, foram especialmente concebidos para proporcionar prazer e bem-estar.
O ano 2000 foi importante para a Natura. A empresa lançou a marca Ekos com o objetivo de transformar a marca e a indústria através de tecnologia. “A biodiversidade brasileira passou a ser o diferencial tecnológico desta marca. O conceito de Ekos foi baseado na concretização da essência da Natura, ou seja, conhecimento tradicional, responsabilidade sócio-ambiental, tecnologia aliada à natureza e sensorial.”
Ekos retrata o perfil brasileiro
A proposta de Ekos era resgatar o valor da cultura brasileira e das riquezas da terra através de produtos com embalagens inovadoras que reduziam o impacto ambiental. “Tudo é pensado com base na essência da Natura. Quando lançamos Ekos, uma consultora rechaçou o design do produto, mas o consumidor final não. Hoje, a marca é basicamente uma empresa dentro da Natura.”
Como todo projeto ousado, o lançamento da marca Ekos também poderia dar errado e a Natura sabia do aumento da complexidade da operação e os riscos existentes em vendas diretas. “Este tipo de estratégia é imprevisível. Faltar produto é a pior coisa para venda direta. Por isso a marca até hoje não se baseia no consumidor final necessariamente. Escutar a comunidade nos inspira."
O uso do refil ajuda a reduzir as emissões de carbono
Desde 1983, a Natura usa o sistema de refil para reduzir o impacto ambiental das embalagens.
Desde 1983, a empresa desenvolve refil para produtos de alto consumo no Brasil, como shampoos e desodorantes. Já naquela época, a iniciativa serviu para alertar a sociedade sobre a necessidade de adotar processos e práticas industriais sob a perspectiva da preservação ambiental. Esse movimento teve início com a extinta linha Somma e se estendeu, ao longo dos anos, com a implantação de refis nas linhas Natura Chronos, Natura Ekos e Natura Erva Doce, entre outras.
Em 2006, foi lançado a linha Natura Diversa, toda elaborada com sistema de refil. Além de ser uma opção mais econômica para o consumidor da linha, a metodologia de refilagem pode reduzir em mais de 70% o impacto ambiental.
Com a linha Natura Diversa, ampliou o número de produtos que contam com refil, garantindo menor impacto ambiental e economia para o consumidor. Para se ter uma ideia do alcance ambiental da iniciativa, basta conferir os dados de 2006: ano em que a Natura deixou de colocar no mercado cerca de 1.370 toneladas de embalagens regulares.
Com o uso do refil, o consumidor ganha duplamente. A opção permite uma economia entre 20 e 30% em relação ao valor pago pela embalagem regular. Além disso, a escolha pelo refil reflete uma decisão responsável e contribui de forma efetiva para a construção de uma economia mais sustentável, na qual a produção e o consumo não implicam o esgotamento dos recursos naturais, e sim o uso consciente destes recursos.
Por que usar o refil
- Ele reduz, em média, pela metade o impacto ambiental causado em relação a sua embalagem regular.
- A embalagem regular pode ser utilizada várias vezes, diminuindo o descarte no meio ambiente.
- O custo final do produto é menor: cerca de 20% a 30% a menos do que com a embalagem regular.
Texto adaptado