sábado, 18 de junho de 2011


Responsabilidade para com as gerações futuras

No enfrentamento dos impactos ambientais resultantes de suas atividades no setor de cosméticos, saúde e fitoterápicos, tanto no Brasil quanto no exterior, a empresa:

  • Cumpre os parâmetros e requisitos exigidos pela legislação e demais normas subscritas pela organização;

  • Controla-os e monitora-os em todas as fases de produção, com vistas à redução de uso de insumos de valor ambiental estratégico, à eliminação gradativa de ensaios com animais em matérias primas para produtos cosméticos, à redução de impactos ambientais de embalagens e à pronta reparação de eventuais incidentes;

  • Promove a melhoria contínua dos processos em toda a cadeia produtiva, incorporando tecnologias limpas;

  • Trata a questão ambiental como tema transversal em sua estrutura organizacional e a inclui no planejamento estratégico;

  • Desenvolve novos negócios ou novos modelos de negócio levando em conta os princípios e as oportunidades oferecidas pela sustentabilidade

terça-feira, 14 de junho de 2011


Festival Natura Musical Minas



O evento contou com 16 atrações musicais espalhadas por 4 pontos diferentes da cidade de Belo Horizonte. É parte do projeto Natura Musical, que já patrocinou 90 eventos gratuitos no estado.
Entre os artistas confirmados, estão Pato Fu (foto), Milton Nascimento, Lô Borges e Karina Buhr. A programação detalhada segue:

Praça da Liberdade
10h: Oficina Grupo Trampolim (MG)
11h: Palavra Cantada (SP) - infantil
15h30: Pato Fu - Música de Brinquedo (MG) - infantil
17h: Lô Borges e Pedro Morais (MG)

Praça Duque de Caxias
10h15: Pequeno Cidadão (SP) - infantil (com Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes)
12h: Oficina do Grupo Trampolim (MG)
14h30: Karina Buhr (PE)
15h40: Renegado (MG)
16h50: Marcelo Jeneci (SP)

Parque Ecológico Lagoa do Nado
10h30: Grupo Curupaco (MG)
12h: Vivaviola e Meninas de Sinhá (MG)
14h30: Oficina do Grupo Trampolim (MG)
15h40: Marku Ribas (MG)
17h: Zé da Guiomar (MG)

Praça da Estação
17h30: Oskestra Rumpilezz (BA)
19h: Aline Calixto (RJ) convida Carlinhos Brown (BA)
20h: Milton Nascimento (MG) convida Maria Gadú (SP) e Roberta Sá (RN)

Fonte: http://guiadecidades.terra.com.br/pe/musica-festival-festival-natura-musical-minas-en-belo-horizonte

SUSTENTABILIDADE EM SEU ROSTO


Linha de Maquiagem premium Natura Una conta com ativos naturais de plantas brasileiras




Sofisticação, performance e ingredientes sustentáveis: assim se poderia resumir a nova linha de maquiagens premium da Natura. A jornalista Alice Lobo, do blog Verdinho Básico, esteve no lançamento da coleção e testou os produtos. Segundo ela, as texturas inovadoras da Natura Una “são combinadas com tecnologia antissinais e ativos vegetais renováveis da biodiversidade brasileira”. 

Durante 3 anos, cerca de 40 profissionais estiveram envolvidos nas pesquisas para desenvolver a linha Una. A performance sensorial e a textura dos produtos melhoraram graças ao talco de babaçu, à manteiga de ucuuba e aos ésteres de jojoba e sapucainha, responsáveis por deixar a pele mais homogênea e aveludada. 

Substâncias como o extrato de café verde conferem propriedades antioxidantes às makes, prevenindo o envelhecimento precoce. Já os extratos de gingko biloba e castanha-da-índia ajudam a minimizar olheiras. As embalagens da linha Una também são sustentáveis, com uso reduzido de plástico. 


Para quem não conhece:

Babaçu


Ucuuba



Jojoba



Sapucainha



"Todas estas frutas são responsáveis por deixar a pele mais homogênea e aveludada."

A MELHOR EXPRESSÃO DE VOCÊ MESMA!


Natura Una: Maquiagem Sustentável



A marca de cosméticos Natura sempre esteve preocupada com sustentabilidade. E, não menos diferente que isso, nesse mês foi lançado a linha UNA de maquiagem. Segundo a Natura, a linha une sofisticação, performance e sustentabilidade.

O que há de sustentável na nova linha de maquiagem?

Os produtos da nova linha, além de apresentar um diferencial nas texturas , apresenta a tecnologia antissinais e, o mais importante, ativos vegetais renováveis da biodiversidade brasileira. Com respeito ao último, a linha se preocupou ao extremo em usar ingredientes vegetais de baixo impacto ambiental.

Com respeito ao nome da linha, a
diretora de unidade de negócios da Natura, Mônica Gregori, explica que “Natura Una incentiva a mulher a revelar sua beleza singular, aquela que é só dela Daí o nome Una, que vem do latim unus”.

Além disso, a propaganda da linha se preocupou em enfatizar a história da maquiagem na vida feminina ao longo da história.

sábado, 11 de junho de 2011

Dia dos Namorados Natura

Esta chegando o dia dos Namorados. Corações apaixonados querendo impressionar e agradar o seu amor. Pensando nisso a Natura lançou uma linha especialmente dedicada a esse dia tão especial.

Veja abaixo campanha do Dia dos Namorados voltados às Consultoras e Consultores Natura.

Um cuidado a mais com aqueles que levam a marca Natura até os seus clientes.

FELIZ VOCÊ E EU


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gerenciamento do impacto ao Meio Ambiente e do Ciclo de Vida de Produtos e Serviços

A Natura opera sistemas de gestão ambiental com ampla identificação de riscos, plano de ação, alocação de recursos, treinamento de colaboradores e auditoria.

Foca sua ação preventiva nos processos que oferecem dano potencial ao meio ambiente, à saúde e risco à segurança de seus colaboradores, objetivando a prevenção à poluição, e realiza regularmente atividades de controle e monitoramento. Produz estudos de impacto em toda a cadeia produtiva; desenvolve parceria com fornecedores visando à melhoria de seus processos de gerenciamento ambiental.

terça-feira, 7 de junho de 2011

MIX MARKETING NATURA


A empresa


Atualmente a Natura é a maior empresa brasileira de cosméticos e mantém a liderança desde 2001, quando superou sua concorrente Avon. Nos últimos quatro anos, a participação da empresa no mercado brasileiro saltou de 12% para 22,8%. 


Produtos


As principais linhas de produtos são:

  • Natura Chronos
  • Natura Mamãe e Bebê
  • Perfumaria
  • Natura Tododia
  • Natura Sève
  • Natura Ekos
  • Natura Naturé
  • Natura Erva Doce
  • Natura Plant
  • Natura Fotoequilíbrio
  • Natura Aquarela
  • Natura Diversa
  • Natura Faces
  • Natura Higiene Oral
  • Natura Crer pra Ver


Classificação dos Produtos


Os produtos Natura são classificados como Bens de Conveniência, que podem ser adquiridos pelo consumidor com freqüência e cuja compra não exige grandes esforços.

Preço

A Natura é uma empresa que possui uma ampla variação de preços dos seus produtos. Por possuir várias linhas, oferece aos seus clientes produtos com preços variados.

A Venda direta beneficia o cliente na forma de pagamento, realizando a negociação na hora da compra com atendimento personalizado, atendendo as necessidades de cada um.

A Natura trabalha com catálogos que são lançados em ciclo de 21 em 21 dias. Cada ciclo oferece vários produtos de diferentes linhas em promoção. Descontos que chegam até 20% do seu valor.


Ponto (Distribuição)


 A empresa Natura utiliza a venda direta, por sua capacidade de expardir-se geograficamente, ela representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais.

Para o revendedor é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como profissional.
Para o consumidor, a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional.

Para a sociedade, é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, pois oferece oportunidade de complementação da renda familiar e de trabalho para as minorias.

A sede da empresa está instalada em Cajamar (SP) e possuímos escritórios comerciais em cinco regiões do Brasil e nos seguintes países: França, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

Atua ainda, por meio de distribuidores locais, na Bolívia, na Guatemala, em Honduras e em El Salvador. Em dezembro de 2010, os colaboradores diretos em todas as nossas operações somavam aproximadamente 7.036 profissionais.
Possuí fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), onde desenvolvemos, desde 2006, óleos obtidos de palmeiras oleaginosas nativas e noodles (massa vegetal para sabonetes). Nossos centros de distribuição estão localizados em São Paulo, Matias Barbosa (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE), Canoas (RS) e Simões Filho (BA), Uberlândia, Castanhal (Belém - PA).

Conta com centros de pesquisa e tecnologia junto às nossas fábricas em Cajamar e Benevides e, desde 2006, o Centro Avançado de Tecnologia de Paris, na França, nos torna mais próximos de um dos mercados de cosméticos mais inovadores e exigentes do mundo.
Para estimular a experimentação de seus produtos e promover o treinamento de consultoras e consultores contamos com as Casas Natura. Em 2010, foram inauguradas duas novas Casas no Brasil, uma em Santo André (SP) e outra no bairro Itaquera, em São Paulo (SP). Nas Operações Internacionais, foram abertas três novas unidades: uma em Lima (Peru) e duas na Argentina, nas cidades de Córdoba e San Justo. No total, contamos com 7 Casas Natura no Brasil e 14 no exterior.

Promoção

  • Em 1993, lançamento do primeiro comercial em TV aberta.
  • Desde 2004, patrocinadora oficial do SPFW.
  • No ano de 2005, lançamento do Projeto Natura Musical.
  • A Natura relaciona sua marca ao Desenvolvimento Sustentável.
  • Apartir de 2007, Merchandising Editorial na novela das oito – Rede Globo
  • Comerciais de TV
  • Principal ferramenta de promoção da empresa é a venda pessoal – Consultoras.

Mercado


Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos revelam que o mercado brasileiro de cosméticos apresentou um crescimento médio deflacionado composto de 10,9% nos últimos 11 anos. No ranking mundial, segundo o Instituto Internacional de Pesquisas – Euromonitor 2005, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países de maior consumo de cosméticos do mundo, perdendo apenas para grandes potências como Estados Unidos, Japão e França.

A empresa possui alcance nacional e internacional e tem mais de 5.000 colaboradores e cerca de 617 mil profissionais autônomos, consultoras e consultores, que levam até os consumidores os produtos e valores da marca Natura. Esse relacionamento com os consumidores é a grande chave do sucesso de suas vendas. Começou como uma pequena loja e um laboratório situados à rua Oscar Freire, em São Paulo (SP), e com a idéia de incorporar a seus serviços uma abordagem personalizada, oferecendo produtos diferenciados para o clima úmido do país e para os vários tipos de peles locais.

Além desse diferencial, a empresa passou a investir no sistema de vendas diretas, com vendas “porta-a-porta”, que permitia o contato direto e personalizado da empresa com seus clientes. As Consultoras Natura tornaram-se então o principal elo da empresa com o consumidor final, que se mantém até hoje.


Segmento


Produção e comercialização de produtos de higiene pessoal, cosméticos, loções, perfumarias masculina e feminina, cuidados para o cabelo,proteção solar e linhas infantis.


Posicionamento


A década de 90 marca o início de um novo posicionamento no mercado e a revolução corporativa da Natura, começando por contratações para a diretoria e um investimento pesado em programas de qualidade e tecnologia. Em 1995 a Natura formalizou seu Plano Institucional no qual deixou claro suas crenças, valores, visão, missão e o relacionamento da corporação com os diferentes públicos. 


Demanda


Segue abaixo o gráfico da composição de faturamento das empresas de cosméticos, segundo a ABHIPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosmético).

Composição do Faturamento


Logomarca


Consumidores/Clientes


Milhões de pessoas em todo o Brasil usam os produtos Natura, desenvolvidos com o intuito de despertar os sentidos e promover o bem estar bem. Trabalhamos para manter um portfólio com opções capazes de ir além das necessidades funcionais. Acreditamos que, dessa forma, podemos contribuir para a ampliação de consciência dos indivíduos consigo mesmos, com os outros e com o mundo.

Ao longo de 2009, os consumidores participaram de dois painéis de diálogos com representantes de todos os nossos públicos de relacionamento. Em janeiro de 2010, realizamos também um painel específico para os consumidores, no qual estiveram presentes 22 representantes desse público de diferentes regiões do Brasil.

Durante o encontro, eles opinaram sobre nossos produtos, nossos canais de venda e nosso comportamento empresarial, sinalizando pontos de melhoria e apontando as expectativas com a Natura para o futuro. Foram sugeridas ações de diversas naturezas, tais como criar mais produtos para homens, intensificar e diferenciar a capacitação de consultoras e consultores para qualificar o atendimento aos clientes e ampliar o número de Casas Natura, oferecendo mais pontos de experimentação dos produtos.


FONTES:



Disponível em:  http://www.abihpec.org.br/dadosdomercado_dados_mercado.php Acesso em: 29/05/2011.

DOLABELA, Fernando: O segredo de Luísa. 2 ed. São Paulo, 2006.





sábado, 28 de maio de 2011



Nova Revista Natura




Novo Visual
A revista natura está de cara nova! Letras maiores, facilitando a leitura, fotos mais encantadoras e legendas mais próximas dos produtos.

Novo sumário
Sumário mais colorido, dividido nas cores de cada linha e sempre no início da revista.

Nova Seqüência de Leitura
Capítulos em lugares fixos. A ordem de leitura não muda de um ciclo para o outro.

Nova Capa
Imagens destacando o ciclo, abaixo do lançamento principal.

Novo Papel
processo de produção do novo papel causa cerca de 11% menos impacto ambiental do que o anterior

São vários os motivos das mudanças, se tornando um exercício de mudanças constante visando a melhoria da revista. Afinal, ela é o principal veículo de comunicação entre consultoras e clientes.

Confira todos os detalhes das mudanças no vídeo abaixo. 



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eventos

Workshop Natura Ekos
Exposição dos Produtos lançados durante as reuniões
Coffee Break durante a Reunião de Ciclo - Acontece a cada 21 dias

Palestra motivacional para a equipe de vendas. Palestrante: Madson  Trindade





quarta-feira, 25 de maio de 2011

Linha do Tempo Natura



1969: Em 28 de agosto, em sociedade com Jean-Pierre Berjeaut, Luiz Seabra funda a Natura que, inicialmente, recebe o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut.

Anos 70: Surge a primeira logomarca Natura. Na cor verde, o desenho sugere a imagem de uma flor – as pétalas são formadas por letras “n”. Flor é a mais pura representação de uma vida que está nascendo e da beleza como um todo.

1974: Funda a Pró-Estética Comércio de Produtos Cosméticos Ltda, distribuidora independente que se dedicaria exclusivamente aos produtos Natura. Consolidação do sistema de distribuição.

1977: Surge o primeiro catálogo Natura.

1979: No final da primeira década de existência, a Natura despontou como uma das principais empresas do ramo cosmético do mercado nacional.

Anos 80: Natura desenvolve produtos voltados ao mercado masculino.

1981: Primeira Convenção de Vendas é realizada no Hotel Holiday Inn, em São Bernardo do Campo, SP. Esta Convenção é considerada a primeira da história da Natura.

1983: Natura decide abrir subsidiária em Miami, EUA, para operar nos mesmos moldes da Pró-Estética.

1984: Natura torna-se a primeira empresa mundial a disponibilizar produtos de alto consumo na versão refil.

1989: Logomarca é modificada e posteriormente ganha a assinatura ”Verdade em Cosmética” A Natura torna-se a maior indústria de cosméticos do Brasil.

Anos 90: Natura investe maciçamente em programas de qualidade e tecnologia. Explicitação das Crenças e formalização do compromisso social

1990: Nova logomarca Natura é oficialmente lançada.

1991: A Natura investe na qualificação do canal de vendas. O objetivo foi implementar um novo modelo de treinamento de consultoras.

1993: Pela primeira vez, a Natura veicula anúncio na TV

1995: Implantação do “Processo Natura de Qualidade” – PRONAQ

1996:  A Natura lança seu site na Internet

1998: A Natura passa a produzir análises de impacto de todos seus processos e a realizar regularmente o controle e monitoramento ambiental de suas atividades.

2000: Indicadores Ethos: Natura situa-se entre as 10 empresas associadas que são referência em responsabilidade social. Logomarca Natura é reformulada

2003: Pela primeira vez em sua história, a Natura utiliza personalidades em seus anúncios e faz merchandising na novela “Mulheres Apaixonadas”, da Rede Globo.

2005: Natura lança primeiro Relatório Anual como companhia aberta

2009: Ao completar 40 anos, a Natura atinge a marca histórica de 1 milhão de consultoras. É lançado o Natura Conecta, uma comunidade virtual para aproximar os públicos da Natura. A Natura ficou em 5º lugar no ranking das Marcas Mais Valiosas. IstoÉ Dinheiro

2010: 10 anos da linha Ekos Natura 

Fonte: www. wikihistorias.com.br


sábado, 21 de maio de 2011

Curso de Maquiagem Natura

O curso é dado por profissionais de maquiagem como o famoso maquiador Marcos Costa e também por gerentes de cada setor.


Merchandising no Horário Nobre

A Natura é uma empresa que investe em Merchandising no horário nobre. Uma das principais empresas a realizar essa estratégia  de marketing. 

As práticas de Merchandising podem tanto ser usadas no ponto-de-venda, proporcionando informação e melhor visibilidade do produto, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.  Ou também como Merchandising Editorial, usadas em programas de televisão, como novelas, dentro das cenas, com o propósito de influenciar e incentivar a compra de determinadas marcas, produtos ou serviços.

Acompanhe no vídeo abaixo o Merchandising da marca Natura, cena de Insensato Coração, novela do horário nobre da emissora Rede Globo. 


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Encontro Regional Natura

Evento realizado no Centro de Convenções do Hotel Tauá, no ano de 2009, para gerentes Natura e CNOs (Consultor (a) Natura Orintador (a).
Convenção que reuniu premiações, motivação de equipe, momentos de descontração, workshop com demonstração de produtos, coffee break, lançamentos de novos produtos, apresentação de metas e resultados.






FESTIVAL NATURA MUSICAL MINAS



Depois do grande sucesso do Festival Natura Nós 2011 em São Paulo, chega a Minas Gerais um grande evento para quem gosta de Música Boa.


Confira as atrações:

Serão 15 atrações em mais de 12 horas de música, espalhadas por quatro praças de diferentes regiões da capital mineira. Pato Fu, Palavra Cantada, Renegado, Marcelo Jeneci, Lô Borges e Pedro Morais, Aline Calixto com Carlinhos Brown, Milton Nascimento com Roberta Sá e Maria Gadú são alguns dos artistas que se apresentam em shows gratuitos entre 10h e 22h no dia 12 de junho de 2011.

PALCO PRAÇA DA LIBERDADE INFANTIL

10:00 Oficina do Grupo Trampulim
11:00 Palavra Cantada
15:30 Pato Fu (Música de Brinquedo)
17:00 Lô Borges e Pedro Morais

PALCO DUQUE DE CAXIAS

10:15 Pequeno Cidadão
12:00 Grupo Trampulim
14:30 Karina Buhr
16:00 Renegado
17:00 Marcelo Jeneci

PALCO PARQUE LAGOA DO NADO

10:30 Grupo Curupaco
12:00 Viva Viola part. especial Meninas de Sinhá
14:30 Grupo Trampulim
15:40 Marku Ribas
17:00 Zé da Guiomar

PALCO PRAÇA DA ESTAÇÃO

17:30 Orkestra Rumpilezz
19:00 Aline Calixto convida Carlinhos Brown
20:30 Milton Nascimento convida Roberta Sá e Maria Gadú


PARTICIPE!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Recursos Humanos

Clima Organizacional Natura 



A Natura acredita que um bom clima organizacional é fator fundamental para o sucesso da organização, pois é através dele que se pode vivenciar a razão de ser da empresa “Bem estar Bem” e criar condições para o alinhamento e comprometimento de todos os colaboradores em torno de seus desafios.



Recrutamento e Seleção

A formação de um quadro de pessoal competente, motivado e alinhado com as diretrizes e valores da empresa é responsabilidade primordial dos gestores de pessoas. O Recrutamento e Seleção é um dos pilares para melhor disponibilizar esses recursos humanos.
Os processos de Recrutamento e Seleção Natura valorizam a diversidade como forma de estimular as contribuições dadas por pessoas de diferentes culturas, raças, religiões, sexo e experiências anteriores, sejam elas pessoais ou profissionais. Priorizamos o recrutamento interno como forma de valorizar, motivar, desenvolver e oferecer oportunidades de crescimento a nossos colaboradores.
Todos os cargos devem ter um perfil definido pela empresa, para que sejam ressaltadas as competências essenciais e funcionais. O recrutamento interno ou externo deve respeitar esse perfil, principalmente no que refere às competências essenciais da Natura.

PGD - Processo de Gerenciamento de Desempenho


É uma abordagem dinâmica e contínua voltada ao planejamento, desenvolvimento e acompanhamento do desempenho do colaborador e do seu crescimento pessoal e profissional. Ele se baseia em mapear os recursos humanos da empresa, para identificar performances diferenciadas e estimular uma cultura de alto desempenho na Natura.
Os principais produtos do PGD são:
• Direcionamento e construção dos Planos de Desenvolvimento
• Acompanhamento do desenvolvimento profissional do colaborador
• Avaliação anual do seu desempenho face aos objetivos negociados
• Avaliação comparativa dos recursos humanos da companhia
• Feedback constante com foco no desenvolvimento

Remuneração e Reconhecimento

A Natura possui uma remuneração competitiva que possibilita manter e motivar os seus colaboradores e também atrair novos talentos. A remuneração total baseia-se em salário e benefícios atraentes, e está baseada em um agressivo sistema de remuneração variável: participação nos lucros e resultados, bonificação por resultados e stock option. Os principais benefícios oferecidos aos colaboradores são: Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, restaurante, Clube Natura, Venda Interna de Produtos (VIP) - produtos Natura com desconto de 40% do valor da tabela de sugestão de preços, transporte fretado e berçário.
                 



Fonte: http://scf.natura.net
Linha Natura e seus principais concorrentes no mercado


O quadro comparativo abaixo mostra os principais produtos da linha Natura e seus  concorrentes no mercado.
O comparativo é sobre os produtos da linha de cuidados com as crianças, anti-sinais, corpo, maquiagem facial, cabelo, protetor solar, desodorante, fragrâncias, óleos e sabonetes. 


quinta-feira, 5 de maio de 2011


Minimização de entradas e saídas de materiais

Sem alterar seu padrão tecnológico atual, a Natura, possui processos para medir, monitorar e auditar os aspectos ambientais associados ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos, estabelecendo periodicamente novas metas.

Procura adotar práticas de bom manejo florestal na extração de ativos e na utilização sustentável de recursos naturais básicos; promove a reciclagem e o reuso de materiais, o gerenciamento da qualidade do ar, da água e do solo, o controle de efeitos sonoros, a redução do desperdício, e privilegia o uso de materiais biodegradáveis, entre outras iniciativas.

 A
Natura busca desenvolver projetos e orienta os investimentos visando à compensação ambiental pelo uso de recursos naturais e pelo impacto causado por suas atividades. Busca organizar a sua estrutura interna de maneira que o meio ambiente não seja um tema isolado, mas que permeie todas as áreas da empresa, sendo considerado a cada produto, processo ou serviço que desenvolve ou planeja desenvolver. Isso permite à empresa prevenir-se de riscos, além de reduzir custos, aprimorar processos e explorar novos negócios voltados para a sustentabilidade ambiental, favorecendo a sua inserção no mercado. Natura procura reduzir o consumo de energia, água, produtos tóxicos e matérias-primas, e implantar processos de destinação adequada de resíduos. Investe na atualização de seu padrão tecnológico, visando à redução ou substituição de recursos de entrada; realiza o tratamento de efluentes e de resíduos em geral e promove o uso de matérias-primas renováveis.
Política de Meio Ambiente Natura

A Natura assume que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Deve, portanto, agir para a manutenção e melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental.

Natura visa também à ecoeficiência ao longo de sua cadeia de geração de valor; e, ao buscar a ecoeficiência, favorece a valorização da biodiversidade e de sua responsabilidade social.

Ao assumir a política de meio ambiente como uma das três vertentes de seu compromisso com a sustentabilidade, a Natura visa:

  • A responsabilidade para com as gerações futuras;
  • A educação ambiental;
  • O gerenciamento do impacto do meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços;
  • A minimização de entradas e saídas de materiais.