sábado, 28 de maio de 2011



Nova Revista Natura




Novo Visual
A revista natura está de cara nova! Letras maiores, facilitando a leitura, fotos mais encantadoras e legendas mais próximas dos produtos.

Novo sumário
Sumário mais colorido, dividido nas cores de cada linha e sempre no início da revista.

Nova Seqüência de Leitura
Capítulos em lugares fixos. A ordem de leitura não muda de um ciclo para o outro.

Nova Capa
Imagens destacando o ciclo, abaixo do lançamento principal.

Novo Papel
processo de produção do novo papel causa cerca de 11% menos impacto ambiental do que o anterior

São vários os motivos das mudanças, se tornando um exercício de mudanças constante visando a melhoria da revista. Afinal, ela é o principal veículo de comunicação entre consultoras e clientes.

Confira todos os detalhes das mudanças no vídeo abaixo. 



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Eventos

Workshop Natura Ekos
Exposição dos Produtos lançados durante as reuniões
Coffee Break durante a Reunião de Ciclo - Acontece a cada 21 dias

Palestra motivacional para a equipe de vendas. Palestrante: Madson  Trindade





quarta-feira, 25 de maio de 2011

Linha do Tempo Natura



1969: Em 28 de agosto, em sociedade com Jean-Pierre Berjeaut, Luiz Seabra funda a Natura que, inicialmente, recebe o nome de Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut.

Anos 70: Surge a primeira logomarca Natura. Na cor verde, o desenho sugere a imagem de uma flor – as pétalas são formadas por letras “n”. Flor é a mais pura representação de uma vida que está nascendo e da beleza como um todo.

1974: Funda a Pró-Estética Comércio de Produtos Cosméticos Ltda, distribuidora independente que se dedicaria exclusivamente aos produtos Natura. Consolidação do sistema de distribuição.

1977: Surge o primeiro catálogo Natura.

1979: No final da primeira década de existência, a Natura despontou como uma das principais empresas do ramo cosmético do mercado nacional.

Anos 80: Natura desenvolve produtos voltados ao mercado masculino.

1981: Primeira Convenção de Vendas é realizada no Hotel Holiday Inn, em São Bernardo do Campo, SP. Esta Convenção é considerada a primeira da história da Natura.

1983: Natura decide abrir subsidiária em Miami, EUA, para operar nos mesmos moldes da Pró-Estética.

1984: Natura torna-se a primeira empresa mundial a disponibilizar produtos de alto consumo na versão refil.

1989: Logomarca é modificada e posteriormente ganha a assinatura ”Verdade em Cosmética” A Natura torna-se a maior indústria de cosméticos do Brasil.

Anos 90: Natura investe maciçamente em programas de qualidade e tecnologia. Explicitação das Crenças e formalização do compromisso social

1990: Nova logomarca Natura é oficialmente lançada.

1991: A Natura investe na qualificação do canal de vendas. O objetivo foi implementar um novo modelo de treinamento de consultoras.

1993: Pela primeira vez, a Natura veicula anúncio na TV

1995: Implantação do “Processo Natura de Qualidade” – PRONAQ

1996:  A Natura lança seu site na Internet

1998: A Natura passa a produzir análises de impacto de todos seus processos e a realizar regularmente o controle e monitoramento ambiental de suas atividades.

2000: Indicadores Ethos: Natura situa-se entre as 10 empresas associadas que são referência em responsabilidade social. Logomarca Natura é reformulada

2003: Pela primeira vez em sua história, a Natura utiliza personalidades em seus anúncios e faz merchandising na novela “Mulheres Apaixonadas”, da Rede Globo.

2005: Natura lança primeiro Relatório Anual como companhia aberta

2009: Ao completar 40 anos, a Natura atinge a marca histórica de 1 milhão de consultoras. É lançado o Natura Conecta, uma comunidade virtual para aproximar os públicos da Natura. A Natura ficou em 5º lugar no ranking das Marcas Mais Valiosas. IstoÉ Dinheiro

2010: 10 anos da linha Ekos Natura 

Fonte: www. wikihistorias.com.br


sábado, 21 de maio de 2011

Curso de Maquiagem Natura

O curso é dado por profissionais de maquiagem como o famoso maquiador Marcos Costa e também por gerentes de cada setor.


Merchandising no Horário Nobre

A Natura é uma empresa que investe em Merchandising no horário nobre. Uma das principais empresas a realizar essa estratégia  de marketing. 

As práticas de Merchandising podem tanto ser usadas no ponto-de-venda, proporcionando informação e melhor visibilidade do produto, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.  Ou também como Merchandising Editorial, usadas em programas de televisão, como novelas, dentro das cenas, com o propósito de influenciar e incentivar a compra de determinadas marcas, produtos ou serviços.

Acompanhe no vídeo abaixo o Merchandising da marca Natura, cena de Insensato Coração, novela do horário nobre da emissora Rede Globo. 


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Encontro Regional Natura

Evento realizado no Centro de Convenções do Hotel Tauá, no ano de 2009, para gerentes Natura e CNOs (Consultor (a) Natura Orintador (a).
Convenção que reuniu premiações, motivação de equipe, momentos de descontração, workshop com demonstração de produtos, coffee break, lançamentos de novos produtos, apresentação de metas e resultados.






FESTIVAL NATURA MUSICAL MINAS



Depois do grande sucesso do Festival Natura Nós 2011 em São Paulo, chega a Minas Gerais um grande evento para quem gosta de Música Boa.


Confira as atrações:

Serão 15 atrações em mais de 12 horas de música, espalhadas por quatro praças de diferentes regiões da capital mineira. Pato Fu, Palavra Cantada, Renegado, Marcelo Jeneci, Lô Borges e Pedro Morais, Aline Calixto com Carlinhos Brown, Milton Nascimento com Roberta Sá e Maria Gadú são alguns dos artistas que se apresentam em shows gratuitos entre 10h e 22h no dia 12 de junho de 2011.

PALCO PRAÇA DA LIBERDADE INFANTIL

10:00 Oficina do Grupo Trampulim
11:00 Palavra Cantada
15:30 Pato Fu (Música de Brinquedo)
17:00 Lô Borges e Pedro Morais

PALCO DUQUE DE CAXIAS

10:15 Pequeno Cidadão
12:00 Grupo Trampulim
14:30 Karina Buhr
16:00 Renegado
17:00 Marcelo Jeneci

PALCO PARQUE LAGOA DO NADO

10:30 Grupo Curupaco
12:00 Viva Viola part. especial Meninas de Sinhá
14:30 Grupo Trampulim
15:40 Marku Ribas
17:00 Zé da Guiomar

PALCO PRAÇA DA ESTAÇÃO

17:30 Orkestra Rumpilezz
19:00 Aline Calixto convida Carlinhos Brown
20:30 Milton Nascimento convida Roberta Sá e Maria Gadú


PARTICIPE!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Recursos Humanos

Clima Organizacional Natura 



A Natura acredita que um bom clima organizacional é fator fundamental para o sucesso da organização, pois é através dele que se pode vivenciar a razão de ser da empresa “Bem estar Bem” e criar condições para o alinhamento e comprometimento de todos os colaboradores em torno de seus desafios.



Recrutamento e Seleção

A formação de um quadro de pessoal competente, motivado e alinhado com as diretrizes e valores da empresa é responsabilidade primordial dos gestores de pessoas. O Recrutamento e Seleção é um dos pilares para melhor disponibilizar esses recursos humanos.
Os processos de Recrutamento e Seleção Natura valorizam a diversidade como forma de estimular as contribuições dadas por pessoas de diferentes culturas, raças, religiões, sexo e experiências anteriores, sejam elas pessoais ou profissionais. Priorizamos o recrutamento interno como forma de valorizar, motivar, desenvolver e oferecer oportunidades de crescimento a nossos colaboradores.
Todos os cargos devem ter um perfil definido pela empresa, para que sejam ressaltadas as competências essenciais e funcionais. O recrutamento interno ou externo deve respeitar esse perfil, principalmente no que refere às competências essenciais da Natura.

PGD - Processo de Gerenciamento de Desempenho


É uma abordagem dinâmica e contínua voltada ao planejamento, desenvolvimento e acompanhamento do desempenho do colaborador e do seu crescimento pessoal e profissional. Ele se baseia em mapear os recursos humanos da empresa, para identificar performances diferenciadas e estimular uma cultura de alto desempenho na Natura.
Os principais produtos do PGD são:
• Direcionamento e construção dos Planos de Desenvolvimento
• Acompanhamento do desenvolvimento profissional do colaborador
• Avaliação anual do seu desempenho face aos objetivos negociados
• Avaliação comparativa dos recursos humanos da companhia
• Feedback constante com foco no desenvolvimento

Remuneração e Reconhecimento

A Natura possui uma remuneração competitiva que possibilita manter e motivar os seus colaboradores e também atrair novos talentos. A remuneração total baseia-se em salário e benefícios atraentes, e está baseada em um agressivo sistema de remuneração variável: participação nos lucros e resultados, bonificação por resultados e stock option. Os principais benefícios oferecidos aos colaboradores são: Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, restaurante, Clube Natura, Venda Interna de Produtos (VIP) - produtos Natura com desconto de 40% do valor da tabela de sugestão de preços, transporte fretado e berçário.
                 



Fonte: http://scf.natura.net
Linha Natura e seus principais concorrentes no mercado


O quadro comparativo abaixo mostra os principais produtos da linha Natura e seus  concorrentes no mercado.
O comparativo é sobre os produtos da linha de cuidados com as crianças, anti-sinais, corpo, maquiagem facial, cabelo, protetor solar, desodorante, fragrâncias, óleos e sabonetes. 


quinta-feira, 5 de maio de 2011


Minimização de entradas e saídas de materiais

Sem alterar seu padrão tecnológico atual, a Natura, possui processos para medir, monitorar e auditar os aspectos ambientais associados ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos, estabelecendo periodicamente novas metas.

Procura adotar práticas de bom manejo florestal na extração de ativos e na utilização sustentável de recursos naturais básicos; promove a reciclagem e o reuso de materiais, o gerenciamento da qualidade do ar, da água e do solo, o controle de efeitos sonoros, a redução do desperdício, e privilegia o uso de materiais biodegradáveis, entre outras iniciativas.

 A
Natura busca desenvolver projetos e orienta os investimentos visando à compensação ambiental pelo uso de recursos naturais e pelo impacto causado por suas atividades. Busca organizar a sua estrutura interna de maneira que o meio ambiente não seja um tema isolado, mas que permeie todas as áreas da empresa, sendo considerado a cada produto, processo ou serviço que desenvolve ou planeja desenvolver. Isso permite à empresa prevenir-se de riscos, além de reduzir custos, aprimorar processos e explorar novos negócios voltados para a sustentabilidade ambiental, favorecendo a sua inserção no mercado. Natura procura reduzir o consumo de energia, água, produtos tóxicos e matérias-primas, e implantar processos de destinação adequada de resíduos. Investe na atualização de seu padrão tecnológico, visando à redução ou substituição de recursos de entrada; realiza o tratamento de efluentes e de resíduos em geral e promove o uso de matérias-primas renováveis.
Política de Meio Ambiente Natura

A Natura assume que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Deve, portanto, agir para a manutenção e melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental.

Natura visa também à ecoeficiência ao longo de sua cadeia de geração de valor; e, ao buscar a ecoeficiência, favorece a valorização da biodiversidade e de sua responsabilidade social.

Ao assumir a política de meio ambiente como uma das três vertentes de seu compromisso com a sustentabilidade, a Natura visa:

  • A responsabilidade para com as gerações futuras;
  • A educação ambiental;
  • O gerenciamento do impacto do meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços;
  • A minimização de entradas e saídas de materiais.